EMPREGO E TELEMÁTICA
- Everest Engenharia
- 13 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Ao longo dos anos o mercado de trabalho sempre esteve em constante mudança e atualização. Com o avanço da ciência e a mudança da demanda de trabalho para uma realidade mais carente de tecnologia virtual, surgiram novas formas de trabalho que antes não eram nem ao menos consideradas. Uma delas é a telemática, um novo conceito que o mercado de trabalho desenvolveu para visar a eficiência, produtividade e agregar essa nova ordem mundial construída sob o pilar do mundo digital.

Como podemos definir?
Em primeiro plano, podemos definir a telemática como a comunicação à distância de um ou mais conjuntos de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações, sejam eles telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc. Na prática, ela revoluciona o mercado de trabalho por abrir oportunidades jamais antes realizadas. Grandes empresas de tecnologia, projetos digitais, sejam eles voltados para a área civil ou virtual, são agora capazes de contratar seus funcionários especializados em todas as partes do mundo.
Com um trabalho 100% realizado de forma digital, esse trabalhador não precisa mais morar no mesmo local em que a sede da empresa foi fundada e muito menos se deslocar todos os dias até seu emprego. Dessa forma, além de uma melhora percentual significativa na qualidade de vida, já que muito tempo diário é desperdiçado com a mobilidade urbana, o trabalhador ainda pode efetivar o seu tempo e flexibilizar seu horário de trabalho com suas demais atividades diárias.
As possíveis vantagens:
Em segundo plano, também pode se analisar a grande vantagem para a empresa de contratar funcionários apenas no meio digital. Com ausência da necessidade de mobilidade dos funcionários, a empresa não necessita mais de um empreendimento físico que abrigue todos os seus colaboradores simultaneamente, não terá despesas com vale transporte, reduzindo seus custos fixos para que esse dinheiro possa ser reinvestido na própria empresa. Além disso, ocorre um aumento na produtividade do empregado, já que se pode considerar que ele passa a trabalhar com uma melhora na sua qualidade de vida.
Conclui-se:
Portanto, enxerga-se vantajoso para o mercado de trabalho em ambos os lados, tanto da empresa quanto do empregador, com essa nova forma de estruturar o mercado de trabalho. Para funcionário temos uma melhora significativa da qualidade de vida, aumento da produtividade e até mesmo a oportunidades de possuir mais de um emprego simultâneo. Já para a empresa, além de ter vantagens econômicas, abre-se um leque maior de contratação com mais funcionários que também podem estar espalhados ao redor do mundo, sem depender de uma localidade física para gerar produtividade.
Comments