A Engenharia Pós Pandemia: Inovação no setor de Construções
- Everest Engenharia
- 11 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2021
O ano de 2020 estabeleceu desafios a todos os setores da humanidade e com a Construção Civil não foi diferente. A partir do início da pandemia e a rápida dissipação do Corona Vírus, a economia global começou a viver épocas de crise e instabilidade decorrente das incertezas do que viria no futuro.

Aumento do preço de materiais para as obras, necessidade de distanciamento social e a inclusão de novos equipamentos sanitários no escopo das construtoras como objetos primordiais para a proteção individual foram alguns dos muitos desafios vividos pelo ramo no ano anterior.
A partir disso, as mudanças começaram na internet com a necessidade da produção de conteúdo por parte das organizações e estudantes para conseguirem lidar com os desafios. Reuniões Online, Vídeo Aula, Conteúdos Digitais dentre outros foram alternativas encontradas pelos engenheiros para conseguirem automatizar suas empresas de maneira mais rápida para conseguir continuar trocando conhecimento, ao mesmo tempo que continuavam fazendo conexões e cumprindo contratos a favor da sociedade de maneira mais segura considerando as características externas.

Com isso, começou-se a se instaurar novas regras dentro da construção civil e as necessidades foram também alteradas para o mundo pós Covid-19, como a tendência de obras que sejam mais rentáveis (com o auxílio de projetos altamente detalhados para redução de erros e consumo de insumos) e que sejam também mais sustentáveis, utilizando menos recursos da natureza e conseguindo reaproveitá-los, trazendo conforto e independências para as edificações.
Considerando ainda que o setor de construção é um dos mais importantes geradores de empregos na América Latina, muito indagou-se das empresas qual seria o seu posicionamento quando a pandemia fosse finalizada e como isso poderia impactar a estabilidade (ou não) do emprego de seus colaboradores.

Foram constantes cenários de incerteza que proporcionaram aos líderes a necessidade de tomar decisões rápidas e precisas que favorecessem tanto a vida das pessoas quanto o sustento de suas famílias. Em nossa experiência dentro deste cenário, a Everest Arquitetura e Engenharia LTDA lidou com a pandemia de maneira que fortalecemos o laço com nossos colaboradores, conseguindo encerrar o ano sem a necessidade de desligar os nossos trabalhadores do campo e assegurando o sustento de dezenas de famílias.
Assim, tivemos que garantir a segurança destes funcionários que seguiram trabalhando para o bem da sociedade, proporcionando obras de qualidade que impactam diretamente a esfera social do estado, comprando diversos insumos que pudessem assegurar essa proteção contra o vírus. Entre máscaras e produtos de limpeza que reduzissem a contaminação, além de protocolos que estabelecessem o respeito ao distanciamento social, conseguimos ter avanços nas construções ao mesmo tempo que assegurávamos a vida dos trabalhadores e o sustento das famílias. Foi um ano que necessitou a união da organização para conseguir vencermos todos juntos o desafio de lidar com a pandemia.
Comments